Reflexão Bíblica

COMBATENDO O MERCANTILISMO RELIGIOSO

Não é necessário ser um exegeta perito para entender com convicção que nós estamos diante de um quadro em plena harmonia com as predições bíblicas (2 Tm.3.1-5; 4.3,4). O Espirito Santo que usa Paulo para o registro de preciosos vaticínios por volta do ano 67 d.C é o mesmo que provoca um sentimento de repúdio no remanescente fiel diante da avalanche de organizações ditas cristãs, que na menor das hipóteses, secundarizam a missão dada por Cristo à sua igreja (Mc.16.15). Nos dias atuais, com tristeza deparamo-nos com a corrupção instalada em nosso país, e de forma tão invasiva somos vitimados pelo sistema vigente. É neste cenário que também se intensifica a presença de lideranças que abandonaram a Palavra de Deus e enveredaram por caminhos tortuosos, movidos pela torpe ganância, construindo  seus impérios, se esquecem do Reino de Deus (Rm.14.17). 
Trocando em miúdos e indo direto ao ponto, estamos vivendo um período marcado por constantes escândalos envolvendo líderes religiosos nas mais diversas áreas. Dentro deste contexto se apresenta o desmedido desejo por poder e sobretudo pela aquisição de bens. Munidos de eloquentes discursos, aparentemente piedosos, homens de pensamentos perversos arrebatam para seus cofres milhões e milhões, assaltando uma massa, em sua maioria, desprovida de conhecimento, inclusive e principalmente, bíblico (Os.4.6).
Quero destacar que temos conhecimento e sensibilidade quanto às necessidades de uma igreja, dentre as quais podemos citar: despesas com equipe de trabalho, transportes, iluminação, construções, prebendas de Pastores, etc. Tais necessidades devem ser apresentadas ao rebanho, que motivado por uma consciência bíblica (2 Co.8.1-3;9.7,8), certamente contribuirá de bom grado. O que contestamos é o abuso vexatório que tem se tornado a marca de muitos pseudolíderes.
Aqui estão algumas razões bíblicas que justificam tal comportamento:
Ø  Ganância por posição e dinheiro (Jd. 11-13)
“Ai deles! porque entraram pelo caminho de Caim, e por amor ao lucro se atiraram ao erro de Balaão, e pereceram na rebelião de Coré.
Estes são manchas em vossas festas de fraternidade, banqueteando-se convosco, e apascentando-se a si mesmos sem temor (grifo meu); são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas;

Ondas impetuosas do mar, que escumam as suas mesmas abominações; estrelas errantes, para os quais está eternamente reservada a negrura das trevas.”



Não  restam dúvidas, líderes que não mais pregam a palavra, somente “espremem” as ovelhas para delas obter algo, perderam a visão do reino. A liturgia dos cultos, suprimida pelas “infindáveis e gigantes necessidades”, não permite mais espaço para a adoração verdadeira e exposição sistemática da palavra de Deus.
Construções que não terminam, ausência de  relatórios , falta de transparência, entre outras,  são algumas das evidências que denunciam que algo de ruim está acontecendo.


Ø  Comercialização do sagrado (2 Pe 2.3)
E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.”

O profeta Balaão desviou-se de um caminho correto movido pela síndrome da comercialização do sagrado. Seu dom estava à disposição do seu próprio interesse. Esaú, Judas e o próprio Lúcifer, são exemplos na bíblia da destruição provocada pelo sentimento incontido de querer sempre mais. O líder cristão deve ser conhecido pelo amor que tem ao rebanho, evidenciado no trato e sobretudo pelo zelo à sã doutrina (2 Tm.4.1,2).

Ø  Alto nível de avareza (1 Tm.6.9,10)
“9-Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.

10-Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.



A avareza arrasta o ser humano para a ruína. Este é um filme que já assistimos repetidas vezes. O avarento precisa do alto poder aquisitivo para viver em “paz”. A avareza é idolatria (Cl.3.5), e é importante lembrarmos que  o nosso Deus não aceita dividir a sua glória (Mt.6.4). Esta palavra também é direcionada para os líderes.



Conclusão

O que podemos depreender de tudo isso é que em muitas igrejas tem MUITO do homem e POUCO de Deus. Isto é uma verdade inalienável. Trata-se de pessoas sem temor a Deus que transformam a igreja numa empresa de negócios, colocando-a numa dinastia. Esses escândalos se multiplicam no mundo inteiro. Eles acumulam fortunas e formam verdadeiros impérios econômicos pela exploração da fé. Se apegam ao dinheiro e ao poder, pregam falsas doutrinas, falsas promessas e enganam os seguidores com um falso evangelho. Seus objetivos primários é satisfazer  suas vaidades, e nessa busca insana usurpam escandalosamente as doutrinas de Deus. São pessoas desprovidas de entendimento espiritual e analfabetas das escrituras. Oferecem migalhas aos famintos de seus sonhos através da negociação de cargos. 

Eles estão atrás de vaidade e riqueza, em vez de buscarem a glória de Deus e a salvação dos perdidos. 
A mensagem bíblica para os que estão sofrendo com esta asfixia maligna é clara e objetiva “DESTES AFASTA-TE” (2 Tm 3:5) .
Finalizo testemunhando com grande alegria, que para a decepção do inimigo de nossas almas, há um povo santo! Existem também líderes santos, verdadeiramente consagrados a Deus e que lutam pelos bons propósitos do reino de Deus. O que nos resta a fazer? Com certeza devemos nos mobilizar para a oração intercessória, clamando a Deus que propicie uma plataforma de verdade como escape para os que sofrem com os abusos denunciados neste texto, e que tais líderes despertem para a verdade de Deus e arrependam-se. Além disso, temos um compromisso com a verdade (1 Tm.3.15; 2Co.13.8), logo, precisamos transmiti-la a todos, movidos pelo Espirito Santo e com o sentimento do amor , ajudar os incautos que perecem.
Desejo que Deus abençoe mais e mais a você que leu este texto. Tenho por certo que Ele, o nosso Senhor, fará grandes coisas em sua vida e através dela! A paz do SENHOR JESUS!


Pr. Werlessandro Cunha
Ministro do Evangelho ordenado pela CEADEMA/CGADB, Pregador do Evangelho, Bacharel em Teologia, Licenciado em Filosofia e aluno da EBD. Atualmente serve a Deus como Pastor Auxiliar na AD CEADEMA em Parauapebas-PA, liderando o Setor 5. Também coordena o núcleo do Seminário Teológico IBADEP nesta cidade. É casado com Érika Ribeiro Cunha, o casal tem uma filha: Hillary Prince
.
Contatos: (94) 99278 9034 / 9969 3356
e-mail: prwerlessandrocunha@hotmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AD CEADEMA em Parauapebas recebe seu novo presidente

No dia 13 de janeiro de 2018 a igreja Assembleia de Deus Missão CEADEMA em Parauapebas realizou uma grande festa, na ocasião o ilustre presi...